O Hard Rock Cafe é um restaurante temático e casa de shows que surgiu em 1971 em Londres. Começou sua expansão em 1982, estando atualmente presente em 53 países, com atuação também em outros ramos com grife de produtos, hotéis, cassinos e um parque temático.
Hard Rock Cafe – Era 0.0 |
Restaurante tradicional fundado por dois sócios. Controle exercido pelos sócios. Sem filiais. Equipe pequena Baixa variabilidade de produtos/serviços |
Hard Rock Cafe – Era 1.0 |
Expansão global Filiais. Controle delegado Restaurantes adaptados às culturas locais, mas mantendo a essência do negócio. Distribuição de conteúdo padrão às filiais |
Hard Rock Cafe – Era 2.0 |
Presença na internet com sites em cada país Presença em redes sociais como twitter, orkut e facebook Maior integração com clientes Acompanhamento das tendências do setor de entreterimento. Ampliação dos ramos de atuação, com grife de produtos, hotéis, cassinos e um parque temático |
Além da utilização das redes sociais, a Hard Rock Cafe também poderia criar um blog que fizesse uso de RSS FEEDS para aumentar sua integração com o público consumidor. Desse modo, pode obter um resultado satisfatório tanto na divulgação da marca e de seus produtos, quanto no monitoramento de sua imagem. Uma estratégia que pode ser utilizada consiste na divulgação de promoções culturais no seu blog, com o sorteio de brindes ou descontos. A participação em sites de compras coletivas também tem se mostrado eficiente para divulgação de empresas do setor de alimentos e entreterimento, e deve ser considerada.
ResponderExcluirEntendo que o Hard Rock Café é realmente uma empresa inclusa na era 2.0.
ResponderExcluirVejo, entretanto, que ela tem potencial ainda maior para agregar mais valor a seus produtos que ainda não está sendo explorado. A empresa poderia, por exemplo, criar uma wiki para captação de informações dos consumidores, onde os mesmos poderiam postar desde receitas de novos pratos que o restaurante poderia servir até produtos diversos que desejariam que tivesse a marca do Hard Rock Cafe.
Assim, mais do que simples consumidores, a marca conquistaria grandes fãs.
Verifica-se que há boa utilização de softwares de aplicação social no Hard Rock Cafe, como o twitter, facebook e orkut, aumentando a interação com os clientes, facilitando o feedback desses em relação ao serviços prestados e divulgando seus eventos e cardápios para a manutenção e aquisição de clientes. O Hard Rock Cafe poderia utilizar de mecanismos como o envio de SMS via telefone celular e newsletters para divulgação dos eventos e promoções, podendo os clientes receber informações personalizadas de acordo com o seu perfil, previamente identificado pela empresa.
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