Descrição Geral da Aplicação
Aplicação social web para monitoramento das condições de trânsito e de manutenção das vias de Belo Horizonte, com o registro de solicitações de reparo às autoridades competentes.
Visão
Desconhecimento de ocorrências como tráfego lento, que podem interferir no fluxo e segurança do trânsito de Belo Horizonte:
- retenções
- acidentes
- alagamentos
- más condições das vias
- registro de usuários
- manutenção de perfil público de usuário
- compartilhamento de mídia (foto, vídeo e link)
- compartilhamento de notícias e imagens em tempo real, via internet ou celular
- criação de grupos de discussão
- criação de tópicos de discussão
- utilização de gerenciador de conteúdo e plugins gratúitos
- possibilidade de inclusão de novos funcionalidades, via plugin
- possibilidade de alteração do design, via instalação de temas
- integração com twitter, twitpic e sistema de atendimento da PBH
- integração com mysql
- uso de servidor gratúito
Plano de negócio da Aplicação (Tarefa III)
Segmentos consumidores
Pedestres, motoristas, empresas e órgãos do poder público.
Proposições de valores
Informações atualizadas sobre o trânsito, acidentes e condições das vias públicas.
Contato imediato com as autoridades competentes.
Queda no tempo entre um evento e seu respectivo reparo.
Planejamento de rotas que desviem de locais com eventos registrados
Canais de distribuição
Site na web, redes sociais e interfaces de programação (APIs), além de uma aplicação móvel cuja funcionalidade mínima consiste em registrar um evento utilizando um mapa e GPS.
Relacionamento com consumidores
O principal meio de comunicação com o grande público será o microblog e as páginas de notícias cadastradas nas redes sociais.
O relacionamento com usuários mais assíduos e participativos se dará também por meio de um grupo de discussão, no qual poderão ser tratados assuntos mais complexos.
Fontes de receita
As principais fontes são donativos e o pagamento pelo uso da API da plataforma por empresas (em versão posterior).
Recursos principais
Sítio da aplicação
Microblog
Páginas em redes sociais
Aplicativo em redes sociais (em versão posterior)
Aplicativo para dispositivos móveis georreferenciados (em versão posterior)
Atividades Principais
Cadastro na rede de usuários do sistema
Registro de eventos (acidentes, enchentes etc.)
Mudança no status do evento, no caso de usuários do poder público
Remoção de eventos obsoletos ou já resolvidos
Parcerias Principais
BHTrans, DETRAN, PBH, Facebook e PagSeguro
Estrutura de Custos
Os custos mais importantes compreendem a manutenção da aplicação e sua hospedagem em um provedor de serviço terceirizado.
Ferramenta de Desenvolvimento (Tarefa IV)
Para o desenvolvimento da rede social utilizamos o gerenciador de conteúdo (CMS) WordPress em conjunto com o plugin de criação de redes sociais BuddyPress. Para enriquecimento da experiência do usuário e atendimento aos objetivos propostos, foram utilizados também os seguintes recursos:
Plugin BuddyPress Activity Plus: permite o compartilhamento de conteúdo (foto, vídeo ou link) pelos membros, em estilo similar ao adotado na rede social Facebook.
Plugin BuddyPress Mobile: permite fácil acesso à rede social pelo celular.
Plugin Media Tags: permite a criação de tags específicas para arquivos de mídia, facilitando a organização do conteúdo.
Fórum: recursos disponibilizados no plugin, ativados para atingimento do objetivo proposto.
Twitter: criação e integração (embed) de conta no twitter, para compartilhamento de notícias em tempo real. Requer monitoramento por usuário moderador.
Twitpic: criação e integração (embed) de conta no twitpic, para compartilhamento de imagens em tempo real. Requer monitoramento por usuário moderador.
Plano de Desenvolvimento (tarefas II e VI)
O plano de desenvolvimento ágil adotado (e já concluído) pode ser acessado neste link: http://www.scrumy.com/appASS
Estratégias de Sucesso da Aplicação (Tarefa IX)
1 – Comunicação
Os principais pilares nesse aspecto serão a velocidade e individualidade da comunicação.
A interação com os usuários deverá ser direta, objetiva, rápida e com discurso direto. O contato com os usuários deverá ser individualizado, sem discursos genéricos, baseados em modelos, ou institucionais, além de centralizar-se na resolução dos problemas e dúvidas. No caso de sugestões ou reclamações, o usuário deverá saber exatamente quem o atenderá no decorrer do processo, além de suas respectivas mudanças de estado: analisado, recebido, implantado, aceito, corrigido etc. Em suma, é importante que o usuário sinta que está recebendo atenção individualizada, por parte de outro indivíduo com liberdade de ação – oposto ao que ocorre hoje com centrais de atendimento e telemarketing.
2 – Presença
Sobreviver no desenvolvimento de um produto, especialmente os que estão na Internet e lidam com conteúdo, exige musculatura para levar conteúdo novo, relevante, atual e com regularidade. Deverá haver um responsável para buscar e gerar conteúdo para ser publicado nos perfis do produto nas redes sociais. É mandatório que esse conteúdo esteja no contexto da área de atuação do produto – como, infraestrutura viária, veículos, transporte público, condições climáticas, por exemplo. Concomitantemente a esse conteúdo regular, devem ser comunicadas, sem exceção, todas as mudanças e evoluções ocorridas nas diversas partes do sistema visíveis ao usuário. Esta ação é de suma importância para que os usuários percebam que são os principais agentes do sistema, portanto, respeitados e tratados com a devida consideração. Em todos os casos, deve ser possível a comunicação bidirecional, ou seja, tudo que um usuário postar publicamente pode ser respondido pela empresa e vice-versa.
3 – Experiência
Nesse aspecto, o ponto mais importante é que o usuário realize suas tarefas com o mínimo de tempo e de esforço. Quanto menos cliques e menos procura, maior é a satisfação do usuário. A satisfação do usuário será reforçada pela natureza das informações cadastradas, por serem de interesse público. Para fortalecer tornar a experiência de uso agradável, é imprescindível que haja um bom design no sistema. Não apenas no aspecto visual do termo, mas na disposição visual das informações e ações possíveis nas interfaces gráficas. Somam-se a isso um logotipo de formas bem definidas e um nome curto e fácil de pronunciar. Essas características tornam o sistema e seu nome fáceis de memorizar.
4 – Alinhamento de objetivos
É o principal objetivo tanto do fornecedor da solução quanto dos usuários ter uma base de informações precisas, atuais e relevantes. Para que isso seja alcançado, haverá pontuação e classificação dos usuários proporcionalmente a seu nível de colaboração. Note-se que isso não está atrelado somente à principal funcionalidade do sistema – cadastro de buracos, dado que o número de novos buracos não é elevado. Todas as interações dos usuários serão contabilizadas e receberão pesos de acordo com a importância. Registrar um evento vale mais pontos que fazer um comentário em uma postagem, por exemplo.
A pontuação dos usuários será estratificada em níveis, de forma que usuários mais engajados tenham mais poderes dentro da rede. Usuários “master”, por exemplo, terão o poder de modificar os dados de um evento para torna-los mais precisos. Usuários mais engajados terão mais destaque perante os demais, como selos especiais em seus perfis públicos e exibidos de forma destacada em listagens de usuários.
Protótipo Desenvolvido da Aplicação
A rede social funcional já pode ser acessada no seguinte endereço: www.transitoembh.comlu.com. Os usuários já podem se cadastrar, participar de fóruns e grupos de discussão, compartilhar conteúdo multimída, solicitar manutenção de vias e seguir a comunidade no twitter e no twitpic.
Análise de Outros Blogs (Tarefa IX)
Os alunos pertencentes a esse grupo fizeram a seguinte colocação em um outro blog: clique aqui. É possível notar que o grupo analisado adotou tais estratégias por focar o sucesso de sua aplicação nos seguintes fatores: Experiência do Usuário: buscam uma utilização simples da aplicação, o que pode se tornar uma experiência positiva. Modos de Lançamento da Aplicação no Mercado: ampla divulgação diretamente a quem interessa. Alternativas de Monetarização da Aplicação: preços baixos, com ganho no volume. As possibilidades do Marketing Viral: redes sociais, o grande hype do momento. Desenvolvimento de Aplicações nas Nuvens: a aplicação roda online, sem a necessidade de distribuição e instalação, um modelo em ampla utilização atualmente. A Possibilidade do Empreendedorismo 2.0: fornecimento de um produto associado à colaboração dos clientes.
Slides
Engajamento do Usuário (Tarefa I)
Acesse a apresentação aqui
Apresentação da Aplicação (Tarefa V)
Desenvolvimento de Aplicação Social (Tarefa VIII)
Se não conseguir visualizar a aplicação, clique aqui.
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